quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Cupcake de limao

Agora é moda: os famosos bolinhos chamados Cupcakes chegaram no Brasil e vieram pra ficar. Quem olha esses bolinhos, acha que é super dificil de fazer e tal, mas a massa nada mais é que um bolo tradicional, de chocolate, baunilha, cenoura, limão. O que dá o encanto do cupcake é a cobertura dele. Cada uma mais linda que a outra e é possivel utizar vários tipos: Ganache, brigadeiro, pasta americana, buttercream..o que sua criatividade mandar! Estou em processo de aprendizagem desses bolinhos. Já fiz 2 vezes aqui em casa. A primeira saiu um pouco tortinho, mas a segunda vez saiu beeem melhor. Então resolvi colocar aqui uma receita de cupcake de limão que é delicioso. Olha q coisa linda:


Vai dizer que nao são lindos? Você come com os olhos, logo de cara. Ai ai, amo esses bolinhos e ainda vou conseguir fazer desse jeitinho ai da foto.

Anotem ai a receita:

Ingredientes:

. 200 g de manteiga em temperatura ambiente 
. 2 xícaras de açúcar 
. 3 ovos
. 2 colheres (chá) de casca de limão ralada
. 1 colher (chá) de essência de baunilha
. 3 1/4 xícaras de farinha de trigo 
. 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
. 1/2 colher (chá) de fermento em pó
. 1 pitada de sal
. 1 xícara de creme de leite fresco
. 1 colher (sopa) de suco de limão
. Confeitos de açúcar para decorar
Cobertura:. 50 g de manteiga 
. 2 colheres (sopa) de suco de limão
. 1/2 colher (chá) de essência de baunilha
. 1 colher (sopa) de leite
. 2 1/2 xícaras de açúcar de confeiteiro
. 1/2 colher (chá) de casca de limão ralada

Modo de preparo:

Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar por cinco minutos. Junte um ovo por vez, batendo sempre após cada adição. Sem parar de bater, adicione a casca de limão e a baunilha. Acrescente a farinha, o bicarbonato, o fermento e o sal, alternando com o creme de leite misturado com o suco de limão. Coloque 28 forminhas de papel de 7 cm de diâmetro em um molde com cavidades, próprio para muffins. Preencha-as com a massa até atingir 3/4 da altura. Leve ao forno moderado (180ºC), preaquecido, por 30 minutos ou até dourarem ligeiramente. Retire dos moldes e deixe esfriar sobre uma grade.
Cobertura: Na batedeira, bata a manteiga até ficar cremosa. Junte o suco de limão, a baunilha e o leite e bata rapidamente. Adicione o açúcar, batendo sempre, até ficar espesso. Acrescente a casca de limão e misture. Espalhe a cobertura sobre os bolinhos e sirva-os decorados com confeitos de açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário